RACHEL DE QUEIRÓS
FORTALEZA-CE =
1910-2003
“E
tira o pó, Vitalina,
Bota o pó, Vitalina,
Môça velha não sai mais do caritó”
Bota o pó, Vitalina,
Môça velha não sai mais do caritó”
(cantiga popular)
Da Bahia para o Sul, pouca gente saberá o que é vitalina e o que é caritó. Caritó é a pequena prateleira no alto da parede, ou nicho nas casas de taipa, onde as mulheres escondem fora do alcance das crianças, o carretel de linha, o pente, o pedaço de fumo, o cachimbo. Vitalina, conforme a popularizou a cantiga, é a solteirona, a môça-velha que se enfeita - bota pó e tira pó - mas não encontra marido. E assim, a vitalina que ficou no caritó é como quem diz que ficou na prateleira, sem uso, esquecida, guardada intacta.
As cidades grandes já hoje quase desconhecem essa relíquia
da civilização cristã, que é a solteirona, a donzela profissional. Porque, se
hoje como sempre, continuam a exisitir as mulheres que não casam, elas agora
vão para tôda a parte, menos para o caritó. Para as repartições e os
escritórios e os balcões de loja, para as bancas de professôra, e até mesmo,
Deus que me perdoe, para êsses amôres melancólicos e irregulares com um home
que tem outros compromissos, e que não lhes pode dar senão algumas poucas
horas, de espaço a espaço, e assim mesmo fugitivas e escondidas.
De qualquer forma, elas já não se sentem nem são
consideradas um refugo, uma excrecência, aquelas a quem ninguém quis e que não
têm um lugar seu em parte nenhuma.
Pela província, contudo, é diferente. Na próvíncia os
preconceitos ainda são poderosos, ainda mantêm presa a mulher que não tem homem
de seu (o “homem de uso”, como se chama às vezes ao marido...) e assim, na
província a instituição da titia ainda funciona com bastante esplendor. E o
curioso é que raramente são as môças feias, as imprestáveis, as geniosas, que
ficam no caritó. Às vezes elas são bonitas e prendadas, e até mesmo arranjadas,
com alguma renda ou propriedade, e contudo o alusivo marido não apareceu.
Talvez porque elas se revelaram menos agressivas, ou mais ineptas, ou menos
ajudadas da família na caçada matrimonial?
A gente as conhece mocinhas, botões de flor cheios de
esperança e de graça adolescente. Que pele, que dentes, que cabelos, que
cintura! Por uns anos se deixa de vê-las, e então quase não se as conhece mais
- ressequidas ou obesas, azêdas, beatas. Fazendo crochê ou se especializando em
outras coisas igualmente inúteis, ressentidas, solitárias, queixando-se de
imaginários achaques, e tão semelhantes ao tipo caricatural da solteirona pintado
nos livros e nos palcos, que até parece escolheram o modêlo e o copiam com
exemplar fidelidade.
Falta de homem? Bem, é um dos motivos. Na próvíncia os
homens emigram muito. E para onde emigram, casam. Depois, também contribuiu
para a existência das solteironas a reclusão mourisca que muito pai ainda
costuma impor às filhas môças. Cobra que não anda não engole sapo. Aí, por
estas províncias além ainda existe muito pai carrança que só deixa a filha sair
para ver a Deus ou aos parentes, e assim mesmo muito bem acompanhada. Reclusas,
as meninas vão ficando tímidas, e dentro de um pouco, já são elas próprias que
se escondem com cerimônia dos estranhos.
Depois, - parece incrível - mas o egoísmo das mães também
contribui. Uma filha môça, no interior, não é, como na China, uma praga dos
deuses. É, ao contrário, uma auxiliar barata e preciosa, a ama-sêca dos irmãos
menores, a professôra, a costureira, o “descanso da mãe”. E então as mães,
para não perderem a ajudante insubstituível, se associam aos pais no zelo
exagerado, traindo a solidariedade do sexo por outra mais imperiosa, a
solidariedade na exploração.
Menina de cidade, passeando de lambreta, morando nos
cinemas, mal sabe como é dura a sorte da mocinha de interior. Nas famílias mais
pobres, então! De pequenina, sete a oito anos, já recebe um irmão menor para
criar, e o uso é que o crie completamente, assumindo tôda a responsabilidade,
como se a própria mãe o fôra. Fazer mingau, banhar o menino, balançá-lo para
dormir, atendê-lo à noite (inclusive nas doenças), carregá-lo. Às vezes são tão
pequeninas que não podem com o irmão nos braços e por isso inventaram o uso de
o carregar no quadril, e têm delas que ficam tortas, só do pêso permanente que
levam do lado direito durante tôda a infância. Também das meninas é a obrigação
de trazer água para casa; e, quando os irmãos crescem, são elas que lhes lavam
e engomam a roupa e cozinham a comida. Nas famílias mais pobres elas também vão
para o roçado, junto com os homens de casa, limpar de enxada. E o sinal de que
uma família tem môça muito mimosa e de bom trato, é dizer-lhe que ela não sabe
o que é enxada. Mas apanhar feijão e algodão tôdas apanham, mesmo as de luxo.
E, enquanto isso, que faz a mãe? A mãe dá conta da
obrigação de Eva, e bota filhos no mundo, regularmente, um por ano. Doze,
quinze, dezesseis, vinte. Escangalhadas por tanta maternidade, pelos partos mal
assisitidos, aos trinta anos já são umas megeras, sem carnes e sem dentes, e
passam a vida acocoradas no batente da porta ou à beira do fogo, fumando cachimbo,
enquanto o feto lhe cresce nas entranhas, e as meninas trabalham.
* * *
Aliás, me desviei das vitalinas. Porque essas meninas muito
pobres quase sempre acham marido. As titias proliferam com abundância é na
classe dos remediados e dos meio-ricos. Não que a môça nestes grupos esteja
sujeita a uma escravidão menor. Apenas o trabalho é menos duro nas casdas onde
se pode pagar uma empregada, ou onde se tem aquela outra mártir doméstica, - a
menina que de garôta se tomou para“criar”. A que chama os patrões
de “padrinhos”, pequena escrava para quem a Princesa Isabel nunca
exisitiu. A primeira que acorda, a última que dorme, não há serviço, por pior,
que não lhe imponham, nem direito, por menor, que lhe reconheçam. Para dormir
tem uma rêde armada a um canto, come às pressas na cozinha o resto das panelas,
veste a roupa velha das meninas da casa e lá um vestido de chita nova, nas
festas. Essas, contudo, embora raramente se casem, (ou fujam e “se
percam”), pois as madrinhas desviam qualquer pretendente no susto de perderam a
cativa, depois de mulheres feitas quase nunca realizam a figura da vitalina
guardada no caritó. De escravas que foram quase sempre se transformam em
tiranas, assumem a direção da casa quando a senhora envelhece e as môças
indolentes não a disputam. Viram-se na Dindinha, na Mãe-Titó, na Tia-Bá,
eminência negra ou parda em cujas mãos capazes fica pràticamente entregue o
govêrno da família.
* * *
Não sei o que dirá disso a moral tradicional, mas creio
que, felizmente, a existência da vitalina, mesmo na província, já anda perto do
fim. A instituição da “môça livre” ou da “mulher de carreira”,
segundo os modelos da América e da Europa, já tão bem copiada no Rio e em São
Paulo, é uma tentação muito grande. Qual a môça que tendo possibilidade de
viver do seu emprêgo, no seu próprio apartamento, onde, se lhe falta o
aconchego do marido, restam sempre os consolos da liberdade, qual a môça que
escolherá viver de favor em casa do irmão, sob a tirania da cunhada?
Será
um mal a substituir outro, dirão. Pois bem nenhum sairá dessa nova liberdade. A
isso não respondo, que não sei: o que posso dizer é que será, de qualquer
jeito, um mal muito menos melancólico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário