RAYMUNDO SILVEIRA
MASSAPÊ-CE
= 1944
A Aula
— Você aí.
— Eu?
— Sim você mesmo que estava
cochilando.
— Pois não. Desculpe-me,
Professor.
— O que foi que acabei de dizer?
— O senhor falava sobre o
idealismo absoluto de Kant e o idealismo fenomênico de Hegel.
— E o senhor não acha isto
importante? Prefere se curvar sobre a mesa e fingir que estava dormindo?
— Peço desculpas, Professor, mas o
senhor inverteu os postulados dos filósofos alemães. Por isto preferi disfarçar
a fim de evitar escutar um equívoco ou vir a ter de cometer a insolência de
corrigi-lo.
— O senhor fique de pé e explique
para toda a classe qual foi o equívoco que eu cometi.
— Bem, já que o senhor mesmo me
constrange a falar aquilo que eu queria evitar, na verdade, o idealismo
fenomênico de Kant alcança logicamente o seu vértice metafísico. Em Hegel, ao
contrário do que o senhor acabou de afirmar, há toda uma fidelidade aos
aspectos históricos do romantismo. Hegel concebe a realidade como uma evolução
no sentido do "vir a ser" a qual ele racionaliza elevando a sua proposição
a um pretenso status dialético.
Se naquele instante caísse uma
pena no chão da sala de aulas se escutaria um estrondo.
— É verdade. Eu me enganei. Quem
pede desculpas sou eu. Qual é mesmo o seu nome?
— Manuel da Conceição da Silva
Pereira, Professor.
— Manuel, muito obrigado. Mas vou
lhe dar um conselho. Cuidado para não reprisar este episódio diante de outros
professores. A maioria não é tão tolerante quanto eu. Certamente interpretaria
as suas palavras como uma ousadia ou tentativa de humilhação.
— Peço desculpas mais uma vez,
Professor, porém quando fui interpelado estava quase dormitando. Só falei
porque o senhor assim o ordenou.
— Boa noite e até a próxima aula.
— Senhor Manuel da Conceição da
Silva Pereira, já que o senhor é tão sabido, explique para mim e para os seus
colegas em que consiste, essencialmente, o pensamento niilista de Schopenhauer
e quais as suas próprias reflexões a respeito das idéias dele.
— Não sou tão sabido, Professor.
Apenas gosto de ler e não posso evitar que aquilo que incorporo à minha memória
e ao meu raciocínio seja apagado no meu cérebro como se fosse um programa de
computador passível de ser deletado.
— Dispenso as suas ironias.
Responda ao que lhe perguntei.
— Bem, o niilismo – ou pessimismo,
como queiram – típico de Schopenhauer poderia ser resumido na seguinte
premissa: quem deseja, sofre; quem vive deseja, logo a vida é dor.
— Para o senhor toda a filosofia
de Schopenhauer está contida nesta simples sentença?
— Absolutamente não, Professor.
Quis apenas ser conciso a fim de não estorvar o bom andamento da aula.
— O senhor não estorva, pelo
contrário. Todos estamos ansiosos para ouvir tão sábio filósofo.
— Não sou sábio filósofo,
professor, como disse...
— Chega! Fale mais sobre Schopenhauer.
O que ele quis dizer quando interrogou: "Por que há simplesmente o ente e
não antes o nada?"
— Este pensamento é de Martin
Heidegger, Professor, não de Schopenhauer. E, pelo que eu saiba, não se trata
exatamente de uma interrogação. Ele quis se referir...
— Basta, seu insolente! As minhas
aulas o senhor não freqüentará mais. Retire-se agora mesmo da sala de aulas.
— Retiro-me, sim, Professor. Mas
não porque o senhor está ordenando, pois não há nenhum artigo no regimento
desta escola que me obrigue a cumprir tal determinação. Retiro-me porque,
infelizmente, sou obrigado a viver num país onde a educação é tratada com a
mesma importância que é dada à coleta do lixo. Retiro-me porque me recuso a
desaprender o que aprendi estudando com grande dificuldade enquanto o senhor
talvez estivesse a caçar apenas um diploma para tentar ganhar dinheiro com
facilidade. Retiro-me, enfim, para evitar que o senhor seja humilhado a cada
vez que abre a boca para falar bobagens. Passar bem.
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